Quem sou eu

Minha foto
Professor, Músico, Audiófilo, Cientista Político, Jornalista, Escritor de 1968.

domingo, 19 de junho de 2011

Besteiras

Por Lawrence David

Como os estudantes chegam para nós no Ensino Médio? Qual seu nível de leitura? Sabem se expressar por escrito claramente? Parece que não. Todos sabemos do pouco apreço da juventude de escolas públicas em geral pelo virtuoso hábito da leitura, afinal tão necessário para formarmos mentes intelectuais. Como eles realmente caíram no analfabetismo funcional, fenômeno que perpassa todas as classes e níveis de escolaridade, escrevem besteiras, porque não entendem o que leem. E escrevem exatamente o que entenderam ... Nos fazem ver o retrato da mente mediana da sociedade hedo-consumista dos novos tempos que se preocupa pouco com o conteúdo e já não sabe mais o que é forma.
Os extratos aqui contidos são absolutamente verdadeiros retirados diretamente de uma escola de ensino médio, 1ª Série, 1º Trimestre de 2011. Disciplina: História.

Pérolas 1: Pré-história.
Questão: destacar aspectos tecnológicos, econômicos e culturais dos grupos humanos durante os períodos paleolítico e neolítico. Caracterizar o processo de hominização.

...e suas culturas eteconológicas eram feito por eles mesmo á mão”
O Período Paleolítico, que pode ser considerado mesolítico até pelo fato de 'pertencerem' um ao outro”.
No neolítico a agricultura era bem farta mas no peleolítico já não era, o tempo no paleolítico não era tão bom.”
O Período paleolítico é um período mais 'antigo' e com menos tecnologias. Já o período neolítico é um período mais industrial.”
O Período paleolítico foi dividido em superior e inferior. O neolítico foi dividido em apenas ele mesmo, ou seja, não foi dividido.”
No pelolítico na religião eles eram politeístas, ou seja, acreditavam na vida após a morte, já no neolítico eles eram monoteístas, ou seja, não acreditavam em vida após a morte.”
Tecnologia na verdade não tinha muita, mas com a faca que como não sabiam do metal faziam com uma pedra batendo na outra.”
(Essa só podia ser gozação)”Quando iniciou o neolítico começaram as fabricações de moto-serras, um instrumento totalmente devastador ao meio ambiente, além de prejudicar mais as pessoas ...”
Naquela época a humanidade ainda era machista e não aceitava a mulher envolvida em negócios capitalistas.”
Arcada dentária coeficiente, polegar mais móvel … começou a andar de pé...”(sobre o processo de hominização).”Suas capacidades de raciocínio foram aumentando, fazendo com que a cabeça tivesse uma formação diferente”.
Com a descoberta do 'machado' teve a formação de braços e pernas e não mais quatro patas. Assim se tornaram mais ágeis para matar seus alvos, ou sua comida.”
O processo de hominização é quando as características de macacos vão saindo e as características de humano vão chegando.”
Deixamos de ser assim meio queixudos para assim como somos. Deixamos de ser irracionais como os bixos, pássaros … manuseando as coisas melhores.”
Os psicológicos foram ficando mais espertos, eles eram como macacos, tinham muitos pelos se engatinhavam já meio querendo pular.”(2010)
O processo de homificação foi um processo demorado e teve muitas descobertas a partir de um tempo. E todos começaram a se cuidar mais e viram que a era 'macaco' tinha acabado.”(2010)
Seu célebro aumentou por causa de seu avanço celebral.”
As cidades começaram a ficar mais urbanas.”
O sistema agropecuário se tornou uma das maneiras arquisitivas de ganhar dinheiro.”
A cultura na época dos neolíticos eram extremamente normais, pois eles tinha a cultura mais elevada. E a tecnologia era apenas a luz do fogo, sendo que eles usavam a pedra pra descobrirem o fogo.”(Meu deus, que confusão e enrolação!)
Na evolução biológica em relação aos hominídeos aconteceu mudaça vizíveis, pelos em seu corpo diminuiu, pois não era mais necessário, pois foi feito casacos... Ossos dentário diminuiu pois não era preciso com o coziamento dos alimentos... O jeito de caminhar ficou mais reto, mais enclinado.”
O homem começou a andar nas planícies, deixando de andar nas árvores.”
A mandíbula diminuiu pelo fato de termos melhores meios para esquentá-la e deixá-la macia.”
Se sedentarizavam mais cedo, morrendo mais rápido.”
A sociedade humana era chamada de nomads, cujo caçavam, pescavam e não tinha residência fixa.”
No paleolítico a sua arte era rodimentada.” (rudimentar)
No paleolítico eles não se vestiam com roupas normais...”(Eram anormais ...)
Os homens estavam se sedentarizando na agronomia.”

Pérolas 2: Egito e Mesopotâmia antigos, Fenícios, Hebreus e Persas.
Questão: destacar aspectos econômicos, religiosos e culturais dos povos supra-citados.

A Civilização da mesopotâmica, o comércio era a econômia.”
Sua base econômica era mantida na arquitetura” (na verdade, agricultura)
A semelhanças dos três povos eram que ambos eram monoteístas e também gostavam de guerra. “Os Fenícios eram mais calmos.”
Os fenícios eram submarinheiros … eram industrializadores.”
O povo egípcio tinha uma cultura muito respeitada, principalmente pelo fato da rainha cleópatra ser uma mulher muito bonita (resposta rídícula)”(observação do próprio autor).
Acreditavam em vida após a morte, por isso mumificavam seus deuses”.
Os hebreus tinha a agricultura agrária e pastoril.”
Na mesopotâmica antiga a sociedade humana viviam bem, alguns nem tanto, por falta de empregos e eram muito religiosos acreditavam em seu deus...”
Sua economia era bastante normal para eles e para o tempo em que viviam”.
Os homens não tinham uma economia serta, mas tinham muitos aspéquitos.”
Foi uma época em que foram 'descobertos' os matemáticos … os mesopotâmicos eram de religião islâmica … a religião egípcia é a muçulmana.”
Os mesopotâmicos eram polígamos e de raça negra .”
A religião eles acreditavam em vários Deuses que podia ressucitar a pessoa.”
Os aspectos religiosos deles era que pra eles os melhores deuses eram ira, rá e isis, culturais eglíficos, fabricação de pirâmides”.
Sua econômia tem o modo de trocas de alimentos e objetos que não continham.”
Eles acreditavam em deuses da meteorologia e eles mumificavam os faraós para passar pro outro lado.”
Eles viviam dividido entre 2 rios, o rio Tigre e o Rio Nilo. Tinham por sua própria escolha sua religião. Era uma sociedade civilizada e estava sempre por dentro dos acontecimentos”.
Ambos acreditavam em deuses que atravez deles acontece os desenhos ambientais.”
Acreditavam em deuses na astrologia.”
A sociedade mesopotâmica era muito rigorosa. Não existiam escravos, mas sim ajudantes por vontade própria.”

Palavras curiosas: Imbarcassoems, seramica, ficssar, coizas, deuz, paleolípitico, neolípitico, uzavam, casça, mesopotonicos,

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde, amigo Lawrence. Gostei muito do blog e gostaria de contribuir. Acredito que a abordagem da pluralidade cultural é essencial na educação. Tal abordagem possibilita que os alunos dêem mais valor às suas origens e lidem bem com as diversidades.

Este texto fala um pouco a respeito:

NA ESCOLA: JESUS PODE, EXU NÃO.
http://andremansur.com/blog/na-escola-jesus-pode-exu-nao/

Espero que seja útil.

Abraços.